We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Seus Olhos Viam Deusas

by Valciãn Calixto

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
Cê tá uma confusão de pensamentos, Uma mistura doida de sentimentos Que do nada te faz querer voltar no tempo Pra tentar decifrar como isso tudo aconteceu… E como isso tudo aconteceu?!! Ser estranho quem um dia tanto conheceu… O que foi que morreu entre vocês dois? Será que cês deixaram algo pra depois... Será que esse depois já não é agora? E esse agora está passando da hora? Ou será somente infantilidade? Se for, passo a oportunidade e dou o fora Porque tem algo te comendo por dentro, Que te deixa ansiosa há um bom tempo E se esse não é o seu melhor momento De tentar decifrar como isso tudo aconteceu… Quem vai justificar o que aconteceu? Ser estranho quem um dia tanto conheceu O que foi que morreu entre vocês dois? Será que cês deixaram algo pra depois…
2.
3.
Eu adiei muito tempo, Represei sentimentos, Choros, rejeição, Cenas de outros momentos Quando eu não tinha a devida compreensão, Mas quando eu era adolescente, um preto adolescente E aceitava qualquer coisa pra não me sentir carente Tinha um limite na amizade: Eu passava segurança, Eu era de confiança E os boy branco nem metade… E é uma memória muito viva, Elas escolhiam pra trocar saliva Quem não tinha a menor responsabilidade afetiva… Quando cansavam de chorar na frente do espelho Adivinha pra quem vinham pedir conselho: -Poxa, Valciãn, tu é tão legal, parece tão maduro, Se não fosse tão escuro… Claro que não diziam isso E também não precisava, Quando eu botava pra cima, Que eu chegava junto, Elas mudavam de assunto Ou até se afastavam. E diziam que eu tava confundindo as coisas, Que não era bem assim E se perguntavam onde tavam com a cabeça Quando foram se abrir pra mim, chorar pra mim… Que tudo que elas menos precisavam no momento Era de um novo relacionamento, Ainda mais com um neguin, jamais com um pretin, Jamais com um neguin, jamais… E eu ficava como? Síndrome de Estocolmo! Em um milhão de meses Rolou várias vezes E foi minando a minha autoestima Ao ponto de eu deixar passar a vez com várias minas Que queriam de fato Rolar um bola gato, Ou quem sabe até Um lance mais sério… E hoje não é mistério O quanto isso me afetou E afeta tantos como eu Pretos como eu, Negros como eu, Pretos como eu sou.
4.
Constrangida 01:55
Você sempre vem Tipo como quem Nunca sabe bem O que quer… Se já tem alguém Não deixa ninguém Cair no teu papo De mulher Pra depois Não vir dizer que já não sabe o que fazer com o que rolou Entre nós dois, Fugir de mim como se tivesse constrangida por me ver… Se não tá a fim eu vou saber entender… No Corso que vem Eu vou brincar/pular com você, Depois no Sanatório A gente vai se perder…
5.
Aquele Frejo 02:00
Com tanto tempo que a gente perdeu Aquele frejo não existe mais, Pois sentimento Também é momento E os momentos bons ficaram lá atrás. Com tanta coisa que cê prometeu, Criei expectativa demais... Decepção Na mesma proporção Do que você jurou e não cumpriu jamais... Depois de tudo que a gente viveu, Meu coração não teve um dia de paz. Na minha boca tu é uma peste ruim, Um traste infeliz, pior que o satanás... Lembrando tudo que você falou E eu me entreguei como a ninguém jamais, Depois senti tanta raiva de mim, Porque cê fez assim? Meu bem, isso não se faz... Fiquei tão mal que até a sua falta eu sentia E não é normal ter saudade de covardia, Procurei ocupar minha mente, Me enchi de coisa pra fazer, Mas eu não conseguia. Busquei ser forte e no meio a força morria, Quero a sorte de um amor sincero um dia. Se eu te visse agora na minha frente, Te juro, amor, não resolvia... Depois de tudo que a gente viveu, Daqui pra frente pra mim tanto faz...
6.
Amor Refeito 02:40
7.
Você foi uma paixão mal resolvida, Na verdade, o grande Amor da minha vida, Faz mais de 15 anos sem te ver... Por mais que às vezes eu te esqueça, Tenho flashs vez em quando na cabeça, Imagens e momentos com você… Eu estava com as contas no vermelho E essa minha carreira de modelo Era a única salvação… Pra poder ajudar minha família Precisei viajar para Sevilha, Trabalhar entre Lisboa e Milão, Mas eu não vou culpar nosso destino, Pois aqui vivi coisas maravilhosas E do nosso pouco tempo de Amor Carrego as lembranças mais gostosas. Eu jamais vou culpar nosso destino, Se Deus quis assim, assim será. Que algum poeta escreva a nossa história E você não me apague da memória A linda trajetória de um Amor Pra Recordar.
8.
Ao Banho do Roncador Eu nem ia aquele dia, Mas apareci por lá, Quem diria, quanta ironia... Eu vi ela apertando a frontal E eu saí na selfie de gaiato, Pedi pra me enviar a foto, Ela disse: -cara chato! Então “roubei” o celular E nele salvei meu contato, Postei a foto no dela E também no meu status… Começaram a perguntar Quem seria, quem seria? Brincando respondeu: -O boy magia, o boy magia! Ela disse que só bebia refri E na festa só tinha cachaça, Eu falei: vou conseguir Uma Coca nessa bagaça! Eu pedi: espere aqui! De moto eu ia ligeiro, Só que antes de tudo Precisava ir ao banheiro… Depois de esvaziar Eu tirei por cima, eu tirei por cima. Comprei logo foi um fardo Praquela mina de Teresina… Na volta foi só alegria, Ela 'tava' menos arisca, Pois tinha experimentado A bebida que pisca… O papo vai, o papo vem, Ela disse que nunca pensou Que ia arranjar alguém No Banho do Roncador…
9.
É que a palavra Amor Já não é mais suficiente, 'Vamo' inventar Uma nova pra gente, Que traduza tudo Que a gente sente, Longe da lógica do Ocidente Que engessa as relações, Coloniza nosso afeto, Tem nossos corpos como objeto E a ilusão que só o outro nos torna completos… Será que tem casais Parecidos com a gente? Puto com as 'coisa' Aqui do Ocidente, Que engessa tudo Que a gente sente, Sobonfu está anos-luz Na nossa frente “Existe um tom espiritual Em cada relacionamento”, “Leia o livro” e cê fica por dentro, O que tem lá é nosso único mandamento…
10.
Eu e você Já vivemos tantas coisas loucas, Se eu for dizer 'Lendas Urbanas' são bobagens poucas... E aquela vez na loja de autopeças Te deixei empenhada e saí às pressas Pra buscar o dinheiro em casa… E seis anos dividindo uma cama de solteiro: É Amor Verdeiro, É Amor Verdadeiro! Seis anos que a gente vive de vender brigadeiro, Brownie e bolo caseiro, É Amor Verdadeiro! Nossa vida é simples, mas somos companheiros: É Amor Verdadeiro, É Amor Verdadeiro! Que a nossa história inspire casais no mundo inteiro… Eu e você Já tivemos aventuras raras. Dando rolê Fizemos coisas que ninguém sonhava E aquela vez lá no motel Demos uma farra e gastamos o do aluguel, Juventude que falou mais alto… E seis anos dividindo uma cama de solteiro: É Amor Verdeiro, É Amor Verdadeiro! Seis anos que a gente vive de vender brigadeiro, Brownie e bolo caseiro, É Amor Verdadeiro! Nossa vida é simples, mas somos companheiros: É Amor Verdadeiro, É Amor Verdadeiro! Que a nossa história inspire casais no mundo inteiro…
11.
12.
Adoção 02:21
Sonhei com nossa criança Correndo, exalando Amor, Lembrei da minha própria infância Que o tempo não apagou. Às vezes fico imaginando Tudo que você viveu, As coisas que você queria E o mundo não te deu Porque não é toda criança Que sempre tem condição E pra manter a esperança Investe tudo na paixão... Quando chega certa idade Sonha com o primeiro amor, Passado nove meses O sonho se realizou. Sonhei com nossa criança Que a gente ainda não adotou, Lembrei da minha própria infância Que o ontem amarelou… Às vezes fico imaginando Os maus tratos que você sofreu, As dores disfarçadas No sorriso que você nos deu Porque não é toda criança Que sempre tem proteção E pra manter a esperança Sonha com sua adoção, Mas quando chega certa idade É mais difícil acontecer, Os dados mostram que os pais Têm mais preferência por bebês...

about

Lançado neste 24 de agosto, "Seus Olhos Viam Deusas" é o novo disco do piauiense Valciãn Calixto, que levou dois anos para ser finalizado. As gravações tiveram início em junho de 2020, só foram concluídas em julho de 2022 e faria parte de um lançamento duplo, juntamente com o EP Macumbeiro 2.0, lançado ano passado.

Mixado e masterizado pelo amigo Fernando Bones, músico e produtor de Minas Gerais, o álbum traz 10 faixas e 2 interlúdios. O mineiro também participa tocando contrabaixo em "Confusão de Pensamentos", música que abre o disco e conta ainda com as guitarras inventivas de Pedro Ben.

"Todas as músicas desse disco são, em alguma medida, canções de Amor, pois revelam desentendimentos, reconstrução do significado desse sentimento, também do autoamor, da capacidade de dar e receber amor, memórias de relacionamentos do passado, novos amores e, nesse horizonte, a possibilidade de adoção como uma nova fase, novo entendimento para a continuidade e construção de família que o amor proporciona", reflete Valciãn.

No disco anterior, "Nada Tem Sido Fácil Tampouco Impossível", Calixto contou com participações de diversos artistas de outros estados, neste, com exceção de Bones, decidiu convidar músicos piauienses de gerações diferentes, são eles: Doka, Mesclado Beats, Aivlis Amorim e Pedro Ben. O escritor Agostinho Torres, que já havia dado as caras em Foda!, disco de estreia de Valciãn, reaparece brevemente neste terceiro trabalho em um dos interlúdios. E até o sobrinho mais novo do artista também emprestou voz para o álbum.

Característica já conhecida nos trabalhos de Valciãn é a facilidade em passear e misturar ritmos. Dessa vez o artista passeia pelo new reggae, inspirado por cantoras como Sevana e Lila Iké, também pelo arrocha, balada e o trap.

Ouça Seus Olhos Viam Deusas na sua plataforma favorita!

credits

released August 24, 2022

Todos os instrumentos e programações por Valciãn Calixto;
exceto¹ baixo e guitarras em Confusão de Pensamentos, gravados por Fernando Bones e Pedro Ben, respectivamente;
exceto² beat em Solidão do Jovem Preto por Mesclado Beats;

Todas as vozes por Valciãn Calixto;
Participação especial de Doka e Aivlis Amorim cantando em Solidão do Jovem Preto;
Participação especial de Aivlis Amorim cantando em Amor Pra Recordar;
Participação de Agostinho Torres cantando em Meus Amigos Não Dão Like;
Áudio de WhatsApp da faixa 'Titi' enviado por Henry Calixto, sobrinho de Valciãn.


Gravado no Calistúdio em Teresina (PI), por Valciãn Calixto, entre junho de 2020 e julho de 2022.
Mixado e Masterizado em 2022 no Estúdio Galvani em Belo Horizonte (MG), por Fernando Bones;

license

all rights reserved

tags

about

Valciãn Calixto Teresina, Brazil

Nada Tem Sido Fácil Tampouco Impossível

contact / help

Contact Valciãn Calixto

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like Valciãn Calixto, you may also like: